top of page

#01 Série: Estilos de design | Rústico


quarto com tijolo aparente e objeto antigos

Os estilos de design tem diversas origens, na arte, arquitetura, cultura de países e outros. Irei selecionar alguns estilos que mais influenciam a decoração de ambientes e farei uma série de postagens com ideias de materiais, texturas, móveis e lindas inspirações para vocês escolher seu estilo preferido, ou escolher o melhor de cada um e criar o seu estilo.


Hoje vamos começar com o estilo rústico, ele reflete o antigo, a vida no campo e a natureza.


Muitos materiais utilizados nesse estilo fazem referência ao passado como o tijolo aparente encontrado como estrutura de casas, além de sua textura que lembra o artesanal e o barro. Atualmente se encontram cópias de diversos tipos, não sendo necessário a aplicação do tijolinho de barro original, encontramos porcelanatos e cerâmicas que imitam seu tamanho e textura, também já existe o tijolinho ecológico, feito partir de rejeitos diversos, a outra opção são os papeis de parede, que possuem desenhos muito parecidos com o tijolinho original.


O tijolo aparente tradicional é o que tem textura de barro, com cores mais escuras e textura mais desgastada. Essas inspirações de ambientes mostram bem a diversidade de opções encontradas.


tijolo aparente rústico no escritório

tijolinho aparente sala

quarto rústico com tijolo aparente e objetos antigos

quarto com tijolinho aparente e palete

Um modelo de tijolinho que tem feito muito sucesso na decoração, é o tijolinho branco. Mais fácil de combinar com o restante da decoração, ele traz rusticidade ao espaço e também modernidade. Veja exemplos de formas variadas de combinar esse revestimento.

sala com plantas e tijolinho branco

móvel rústico em madeira com parede de tijolinho branco

mesa em madeira de demolição com tijolinho branco

móvel rústico com parede de tijolinho branco

Um material que está sempre presente em ambientes rústicos, é a madeira. Ao evocar costumes antigos, o rústico traz elementos e principalmente móveis em madeira natural. Portanto o uso de móveis antigos restaurados ou móveis em madeira de demolição combinam muito com o ambiente nesse estilo.

sala com tijolinho aparente

Um dos materiais que remetem ao rústico que eu mais gosto é o ladrilho hidráulico, originalmente um revestimento artesanal, que lembra muito cozinhas do interior. Agora com estampas renovadas e novas técnicas de fabricação você encontra grande variedade de modelos. Veja alguns lindos modelos nos ambientes abaixo.


área gourmet rústica com cimento queimado e ladrilho

banheiro rústico com tijolinho e ladrilho hidráulico

cozinha rústica com ladrilho hidráulico

sala estilo rústico com ladrilho hidráulico

sala e cozinha integrada om ladrilho hidráulico

Espero que com essas dicas você consiga levar um pouco do rústico para sua casa.

Youtube
Tags
Nenhum tag.
Mais lidas
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
  • RSS Clean
 Facebook
 Instagram
 Pinterest

Canal e Blog DECORE COM GABI, onde você encontra as melhores dicas e inspirações sobre o mundo criativo que envolve a decoração e o design.

© BLOG Decore com Gabi | COPYRIGHT - Todos os direitos reservados
bottom of page