Ambientes pequenos e soluções criativas
Os desafios de suprir em poucos metros as necessidades do cotidiano é fascinante para qualquer designer, e também para qualquer morador. Ao invés de transformar espaços pequenos em problema, veja algumas dicas essenciais para ajudar a criar esses espaços.
1. Flexibilidade
A multifuncionalidade se tornou um dos conceitos básicos para a concepção de espaços pequenos, os móveis e objetos escolhidos devem seguir a mesma ideia. Principalmente na escolha dos móveis, os planejados são a melhor opção, pois as medidas e design podem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades.
Existem muitas opões de móveis multifuncionais, mesa retrátil, cama baú, puffs com rodízio e tantas outras idéias. Com apartamentos e casas cada vez menores, existe uma infinidade de opções por isso faça a escolha certa.
2. Aproveite o espaço vertical
Nos espaços pequenos cada cantinho é precioso. Portanto aproveite o espaço vertical, com móveis suspensos.
Os nichos podem acomodar boa parte de seus pertences, como livros, documentos, objetos decorativos. Eles podem ser utilizados em todos os ambientes, quartos, salas,cozinha e até nos banheiros.
Utilize ganchos e suportes na cozinha, para deixar utensílios a mão, e liberar espaço nos armários.
As salas de jantar atualmente ficam junto da sala de estar, portanto manter a mesa com todas as cadeiras ocupa bastante espaço. Uma linda ideia é pendurar as cadeiras, assim elas ocupam menos espaço e ficam super estilosas.
3. Organização
Parece que quanto menor o espaço, mais coisas temos para guardar. O segredo para manter a organização é ter um cantinho certo para cada coisa. Ganchos para pendurar as chaves e a bolsa, nichos para pequenas peças, caixas etiquetadas para documentos, lembranças e bugigangas são ótimos aliados da organização.
Com essas dicas você aproveita melhor os espaços, além de complementar sua decoração.